Deputado do PT pede prisão preventiva de Bolsonaro após reportagem do New York Times

BRASÌLIA — O deputado federal Lindbergh Farias (PT-DF) entrou com pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) junto à PGR (Procuradoria-Geral da República), nesta segunda-feira (25/3). O pedido foi apresentado após a repercussão de reportagem do jornal New York Times, com imagens que mostram que o ex-presidente teria passado dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, logo após operação da PF (Polícia Federal) que apreendeu seu passaporte.
“A estadia na Embaixada sugere que o ex-presidente estava tentando alavancar a sua amizade com um colega líder de extrema direita, o primeiro ministro Viktor Orban, numa tentativa de escapar ao sistema de justiça brasileiro, enquanto enfrenta investigações criminais no Brasil”, diz o parlamentar na representação criminal. Confira a Representação Criminal contra Bolsonaro.
Segundo o jornal New York Times, as imagens captadas mostram Bolsonaro nas dependências da embaixada, a partir do dia 12 de fevereiro. Quatro dias antes, a PF havia apreendido o passaporte de Bolsonaro, no âmbito de uma investigação que apura uma trama golpista liderada pelo ex-presidente para mantê-lo no poder apesar da derrota eleitoral para Lula (PT).

Após o vazamento da imagens, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que ele se hospedou na embaixada da Hungria, em Brasília, só para manter contato com autoridades do país amigo.
“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações”, diz a nota assinada pelos advogados.
“Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”, completou.
Confira a íntegra da nota da defesa do ex-presidente:
NOTA ADVOGADOS DO BOLSONARO
COMUNICADO AOS VEÍCULOS DE IMPRENSA
O ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo.
Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.
Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações. Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui
repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fakenews.São Paulo, 25 de março de 2024.