Randolfe Rodrigues se filia ao PT de Lula

BRASÍLIA — O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (AP), se filiou nesta quinta-feira (18) ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Randolfe assinou a ficha de filiação em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela manhã, no Palácio da Alvorada. O ato marca o retorno do parlamentar ao Partido dos Trabalhadores depois de quase 20 anos e o fim de uma série de conversas e convites de lideranças da sigla.
Também estiveram presentes a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e a primeira-dama Janja Lula da Silva.

A filiação ao partido do presidente Lula ocorre um ano após o senador deixar a Rede Sustentabilidade, partido da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A saída de Randolfe da legenda foi um rompimento com Marina Silva, e foi tomada em virtude de crise iniciada em 2022 por uma série de desentendimentos entre os dois.
O fato que, na ocasião, pesou para a saída de Randolfe foi o apoio do Ministério do Meio Ambiente ao Ibama, que negou a licença para a Petrobras perfurar na foz do rio Amazonas, projeto de interesse para o desenvolvimento do estado do senador.
*Foto: Ricardo Sturket