Gazeta Brasilis

Cobertura das decisões mais importantes da política nacional
Lula designa Teresa Leitão para liderança do governo no Senado
Spread the love

Brasília— O presidente Lula anunciou nesta quinta-feira (25), a designação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado.

Lula destacou em publicações no X, que Teresa terá a missão de garantir o avanço da proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6X1 e a PEC da Segurança Pública, além de outras matérias em tramitação no Congresso Nacional.

A mudança ocorre depois da saída do senador Jaques Wagner (PT-BA) da liderança do governo na Casa, após o ele ter sido alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal no âmbito da Operação Compliance Zero. A investigação apura suspeitas de fraudes e irregularidades relacionadas ao Banco Master.

A escolha de Teresa Leitão sinaliza uma tentativa do Planalto de renovar a articulação política no Senado em um momento de maior dificuldade para avançar sua agenda legislativa e de crescente pressão da oposição sobre temas econômicos e fiscais.

A nova líder assume o cargo em um cenário marcado por negociações em torno de propostas de impacto social e pela necessidade de recompor a base governista em votações estratégicas.

A indicação também fortalece a presença do PT na condução da articulação política no Senado e amplia o protagonismo da bancada nordestina dentro do governo. Professora e ex-deputada estadual, Teresa Leitão foi a primeira mulher eleita senadora por Pernambuco e é considerada uma das parlamentares mais próximas do presidente Lula em temas ligados à educação, direitos sociais e fortalecimento das políticas públicas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.