Senado aprova Flávio Dino para o STF com 47 votos favoráveis

Brasília – O Senado aprovou o nome do ex-ministro da justiça Flávio Dino para o STF (Supremo Tribunal Federal), com 47 votos favoráveis e 31 contrários. Após a aprovação do Senado, o presidente da República deverá nomeá-lo, por meio de decreto, para posteriormente o novo ministro da Corte tomar posse do cargo.
Mai cedo, durante sabatina conjunto com Paulo Gonet, indicado a PGR (Procuradoria Geral da República), na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Dino teve 17 votos favoráveis a sua indicação e 10 contrários. O ex-ministro da justiça do governo Lula 3, irá substituir a ministra Rosa Weber, no STF, que se aposentou no fim de setembro, dias antes de completar 75 anos, a idade máxima para ocupar o cargo.
Quem é Flávio Dino
O agora ministro da suprema Corte do País, Flávio Dino de Castro e Costa tem 55 anos, é advogado, ex-juiz, professor e político. Ele nasceu em São Luís (MA) e é formado em Direito pela UFMA(Universidade Federal do Maranhão) e mestre pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
Dino foi juiz federal entre 1994 e 2006. Também atuou como juiz auxiliar no Supremo, quando presidia a Corte o então ministro Nelson Jobim. Os juízes auxiliares trabalham nos gabinetes dos ministros, na análise de processos que chegam ao tribunal.
Em 2007, deixou a magistratura para exercer o cargo de deputado federal (2007-2011). Em seguida, assumiu a presidência da (Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.
No atual governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), Dino foi anunciado como ministro da Justiça no início de dezembro de 2022, ainda durante o período de transição governamental, quando o petista ainda não tinha tomado posse como presidente.
*Foto: Flávio Dino, indicado por Lula ao STF (Marcelo Camargo/Agência Brasil)