Governo reafirma compromisso de economizar R$ 70 bi em dois anos

Brasília— O governo do presidente Lula reafirmou em carta enviada ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (3), o compromisso de economizar R$ 70 bilhões nos próximos dois anos.
“Em 2025, continuaremos a pautar nossa gestão pelo compromisso com o equilíbrio fiscal. Isso está expresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assim como no conjunto de medidas fiscais enviadas em novembro de 2024 ao Congresso Nacional, que permitirão economizar R 70 bilhões em 2025 e 2026”, diz trecho da carta.
O governo lembra que em 2024, “manteve seu compromisso” com o equilíbrio das contas públicas. E que “fizemos o sexto maior ajuste fiscal do mundo e o terceiro maior entre os países emergentes, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). O déficit primário está estimado em 0,1, o menor da década”, pontua.
Embora haja expectativa de novos ajustes para garantir o equilíbrio das contas do governo, na quinta-feira passada, 30 de janeiro, durante coletiva de imprensa, o presidente Lula disse que “se depender de mim não haverá novas medidas” de corte de gastos.
Por outro lado, assim como tem defendido o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente afirmou que se for necessário as medidas de ajustes ficais podem acontecer.
O mais preciso é que medidas nessa linha só devem ser discutidas após a apresentação do primeiro relatório bimestral de despesas e receitas de 2025, que deve ocorrer em março.
Confira no link a integra da carta do presidente Lula enviada ao Congresso Nacional: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/mensagem_pdf/mcn-2025-digital-v1.pdf/