Prates ironiza rumores de sua saída da Petrobras

BRASÍLIA — Após os principais veículos de imprensa veicularem durante a manhã de hoje que Jean Paul Prates teria pedido uma reunião com o presidente Lula para discutir sua permanência a frente da Petrobras, o presidente da Estatal usou sua conta no X (ex-Twitter), para ironizar os rumores sobre sua saída.
— Jean Paul Prates (@jeanpaulprates) April 4, 2024
A publicação de Prates, corrobora com o que nos foi relatado por interlocutores de Pras. “A entrega do cargo ou um nome para substituí-los não é iminente”, relator uma fonte, sob a condição de anonimato.
Deputados do PT também afirmaram que Prates deve seguir no cargo. “O presidente Lula não deve mexer nisso agora. Não teria porque, principalmente após o desgaste que foi [a tentativa de mudança no concelho da] Vale”, disse o deputado Zé Neto (PT-BA).
Zé Neto relatou também que esteve com “o pessoal do Mercadante” recentemente e não soube de nada, sobre a possível ida do atual presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, para a Petrobras.
O deputado também comentou as discussões em torno dos dividendos extraordinários, que após deliberação do conselho da empresa, foi retido. “No passado estava muito focado na venda de ativos e agora se discute investimentos em transição energética, nós precisamos pensar no País que queremos par ao futuro”, defendeu.
Nesta quarta-feira (3), o ministro Fernando Haddad, após reunião com o ministro Rui Costa, Casa Civil, e o ministro Alexandre Silveira, MME, disse que foi criado um cronograma para que a Petrobras preste informações dobre o seu plano de investimos para que uma decisão final possa ser tomada.
“A decisão sobre dividendos ela é um desdobramento da execução do plano de investimento da Petrobras. Portanto, a questão que vai ser debatida pela diretoria e depois pelo conselho, é se vai faltar ou não recursos para o plano de investimentos. Então tem duas posições, uma posição de que o caixa da Petrobras está suficientemente robusto, não colocando em risco a execução do plano de investimento e essas informações precisam ser prestadas pela diretoria”, explicou o ministro.
1 comentário em “Prates ironiza rumores de sua saída da Petrobras”